A eficiência do corte em concreto com fio diamantado
O corte em concreto com fio diamantado, mais conhecido como “wire saw”. A America executa cortes em concreto em pisos, lajes, paredes, vigas e pilares.
De pequenas a grandes dimensões e espessuras atingindo grandes volumes em um curto espaço de tempo.
A serra do fio é uma serra motorizada que usa um fio de metal ou cabo para o corte.
Existem dois tipos de máquinas de serra de fio: contínuo (ou infinitas ou loop) e oscilantes (ou alternativos). Por vezes o próprio fio é chamado de “lâmina”.
Serras de fio diamantado são semelhantes, em princípio, a serras de fita diamantada, mas eles usam abrasivo para cortar ao invés de dentes. Dependendo da aplicação, o material de diamante pode ou não ser usado como um abrasivo.
O fio diamantado pode ter um fio ou muitos fios trançados juntos (cabo). Serras de fio diamantado são muitas vezes refrigerados e lubrificados por água ou óleo.
Corte com o uso de fio diamantado com movimento recíproco é uma alternativa para aplicações que requerem cortes de precisão com baixo custo operacional.
Originalmente introduzido no mercado em 1976, consiste em se usar um fio diamantado com movimento recíproco no lugar de discos de corte ou lâminas contínuas.
Corte em concreto com fio diamantando é a forma mais econômica e prática para cortar pisos e bases feitas em concreto, pois além de um corte preciso, o impacto ao redor na obra é muito reduzido.